Copyright 2013 Pousada 3Ranchos©
Todos os direitos reservados.

Calendário de Eventos

Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

A Cidade

A Cidade (3)

Dados Gerais

  • População: 3.000 habitantes
  • Altitude: 687 metros
  • Distância de Goiânia: 288 Km
  • Distância de Brasília: 330 Km
  • Vias de Acesso: BR-050, BR-352 e GO-330
  • Data de Emancipação: 19 de outubro de 1953

História

As informações mais antigas sobre o povoamento do território que hoje forma o municio de TRÊS RANCHOS são as seguintes:

Período de 1887 a 1888,já havia no porto “Mão de Pau” no Rio Paranaíba, um vigia fiscal conhecido por Antônio da Cunha Bastos.

Porém, mesmo antes desta época, estas terras já eram atravessadas por tropeiros oriundos da província de São Paulo e Minas Gerais com destino aos municípios de Entre Rios (IPAMERI) , Santa Cruz (SANTA CRUZ DE GOIÁS), e Vila Boa (GOIÁS). Depois de algum tempo, este local transformou-se num ponto por onde transitavam pessoas a procura de novas terras havia no lugar três casebres cobertos por folhas de babaçu servindo como ponto de pouso para essas pessoas(boiadeiros e viajantes), havendo também um local para pastagens e descanso dos animais.

Daí a origem do nome TRÊS RANCHOS.

Após 1943, desenvolveu-se no local conhecido por mancha velha,um movimentado povoado que tinha vantagem de estar perto da estrada de ferro que,desde sua inauguração em 1922, contribuiu para formação desse povoado.

As terras férteis à margem do rio,de excelente qualidade para pastagens,a inauguração da estrada de ferro, o garimpo de diamantes e sobretudo as migrações,fizeram com que o povoamento tomasse um grande impulso.
Em 1948, no dia 19 de dezembro,o povoado foi elevado á categoria de distrito de Catalão. Mais tarde, em 19 de outubro de 1953,através da lei 824,foi emancipado politicamente sendo que a instalação oficial do município se deu em 1º de janeiro de 1954 e com isso surgiu o nome de Paranaíba de Goiás.A população da época não gostou da troca de nomes e dois anos depois, devido à pressão dos próprios habitantes o povoado voltou a adotar seu nome original.

O município de TRÊS RANCHOS, já teve vários prefeitos desde de sua emancipação política, sendo o primeiro Joaquim Bernardes de Melo que administrou por pouco tempo(1953-1954).Em seguida vieram os seguintes prefeitos, respectivamente:

Luis Ribeiro Horta, Miguel Pereira, Luis Ribeiro Horta, Domingos Alves da Silva, Luis Ribeiro Horta, Inácio Pereira, Janete Coelho Pereira, Elizeu Francisco da Cunha, Euripedes Pereira Ferreira, Rolvander Pereira Wanderley, Janete Coelho Pereira, João Batista Peixoto, Nivaldo da Silva Aguiar.

Aspectos Físicos

  • Principais Atividade Econômicas: Turismo, agricultura, pecuária e avicultura.
  • Principais Minerais: Ritilo e diamante.
  • Rebanho Efetivo: Bovino e aves.

Vegetação:

A cobertura vegetal predominante no município é o cerrado,existindo matas e palmeiras de babaçu e buriti.
A maior parte das matas e dos babaçuzais ficam a margem do rio Paranaíba,sendo encobertas pelas águas represadas da barragem de emborcação.

Relevo:

Três Ranchos está inserido na região do planalto cristalino goiano e apresenta e um relevo modesto,com ampla superfície de aplainamento pequenas elevações e declive suave. Destaca-se a serra de Três Ranchos com 839 metros de altitude do nível do mar,que possibilita uma visão panorâmica do lago.

Clima:

O clima do município é considerado como tropical úmido,com duas estações bem definidas:inverno seco e verão chuvoso,com temperaturas mínima de 18º e máxima 33º.Não existe serviço metereológico.Após a formação do lago o calor aumentou sensivelmente.

Hidrografia:

Com a construção da barragem de emborcação,a rede hidrográfica do município modificou-se completamente,pois os ribeirões e o próprio rio Paranaíba foram transformados num imenso lago,sendo difícil localizar hoje onde ficavam os leitos dos rios, ribeirões,e córregos. Os córregos hoje existentes são:Água limpa,barreiro e cotia,sendo que este abastece a cidade.
Desenvolvimento da Cidade Um pequeno município goiano, de repente transformou-se em um importante pólo turístico, com projeção nacional.

Quem vê o município hoje em dia não consegue associá-lo ao pequeno povoado que surgia no suporte da passagem de boiadeiros que fazia em Três Ranchos a parada para descanso.

Com a construção da barragem da emborcação para utilizar o potencial energético do rio Paranaíba,a bacia hidrográfica do município foi modificada e os ribeirões juntamente com outros córregos e o rio Paranaíba foram transformados num imenso lago.

Este lago, formado pela construção da Usina Hidroelétrica de Emborcação pela CEMIG, passou a ser chamado lago azul,está situado nas divisas dos estados de Goiás e Minas Gerais e pertence ao município de Três Ranchos.
O início da construção da barragem foi em primeiro de maio de 1977, e o enchimento total tem como registro 06 Agosto 1981.

A barragem possui 1.507mt de comprimento, 156mt de altura. A represa possui uma profundidade máxima de 176mt. O volume de água é, aproximadamente de 17,6 bilhões de metros cúbicos, numa área que abrange 446km², isto representa duas vezes o tamanho da Bahia de Guanabara.
Represadas, as águas do rio Paranaíba foram a principal causa de uma mudança radical na paisagem da região, que só era conhecida pelo garimpo de diamantes. Com toda essa potencialidade a cidade é considerada o pólo mais promissor de Goiás.

O lago azul representa progresso e desenvolvimento,gerando melhores condições para que visita o local e participa ativamente da economia do estado. Hoje, considerado preparado para acompanhar o crescimento do turismo, o município tem um constante aumento de seus serviços básicos para atrair turistas e investidores de várias regiões.

Traçando-se um roteiro turístico pelo estado de Goiás, Três Ranchos é ponto indispensável. É impressionante a beleza da cidade, quem conhece sempre volta.

  • Localização: Região centro oeste, microrregião sudeste 359, margem direita do rio Paranaíba.
  • Latitude: 18º27'04” SUL.
  • Longitude: 47º48'00”
  • Área: 256KM².

Fronteiras: Limita-se ao norte com o município de Ouvidor, ao sul com o estado de Minas Gerais e o município de Catalão, a leste com o estado de Minas Gerais, e a oeste com município de Catalão.

Vias de Acesso: Br 050 (via Brasília ou Uberlândia) e Br 352 (via Goiânia), que findam na cidade de Catalão, sendo necessário seguir pela Go 330.

  • Densidade Demográfica: 16,4 hab por km².
  • População: 4.500 Habitantes
  • Fonte: Prefeitura Municipal de Três Ranchos (GO) Utilidades DELEGACIA DE POLÍCIA.
  • End: Rua C s/n na Av: coronel Levino Lopes na segunda praça à esquerda.
  • Fone: (64) 3475-11-90.

Correios:

Há um correio no prédio do centro comunitário municipal, na rua José Barbosa, praça das mães.

Aeroporto:

Pista de pouso com 1200mt x 20mt,onde decolam jatos de pequeno porte e aeronaves comerciais.

Terminal Rodoviário:

Av.Bernardo Sayão.

Agência do Branco do Brasil:

Praça das Mães
Fone: (64) 3475-1134

Hospital Municipal de 3Ranchos (24h)
End: Av Cel. Levino Lopes - Centro
Fone: (64) 3967 - 8014 / Fax 3967 - 8015 

Quarta, 16 Janeiro 2013 22:52

O Cristo

Escrito por

O Cristo da cidade é um mirante de onde se tem uma visão de 280º do município de Três Ranchos.

O acesso é feito por uma estrada asfaltada e o mirante conta com banheiros. É ideal para tirar fotos e levar uma boa recordação da cidade.

Para quem é aventureiro, pode-se chegar ao Cristo por uma trilha de terra que parte do centro da cidade e consome quase uma hora de caminhada morro acima.

Quarta, 16 Janeiro 2013 22:48

A Usina Hidrelétrica de Emborcação

Escrito por

A UHE de Emborcação é pertencente ao grupo CEMIG e tem capacidade de produção de 1.192 MW e conta com 4 Turbinas.

Seu reservatório, que forma o Lago Azul, tem capacidade utilizável de 12.512 Bilhões de Metros Cúbicos e capacidade total de mais de 15 Bilhões de Metros Cúbicos de água.

A usina fica localizada na cidade mineira de Araguari e sua operação é totalmente informatizada.

É possível agendar visitas a Usina de Emborcação, que fica a 12 km de araguari e 60 km de Três Ranchos (GO).

  • Localização: Araguari - MG
  • Rio: Paranaíba
  • Início de Operação: 1982
  • Potência Instalada(MW): 1.192,00
  • Número de Unidades Geradoras: 4
  • Comprimento da Barragem (m): 1.611,00
  • Altura Máxima da Barragem (m): 158,00
  • Volume útil do reservatório (m³): 12,512 bilhões
Quarta, 16 Janeiro 2013 22:47

O Lago Azul

Escrito por

O Rio Paranaíba foi represado em 1982 para a formação do lago da Hidrelétrica de Emborcação.

Devido às suas àguas cristalinas e de cor azulada, o lago foi logo batizado de Lago Azul.

Sua extensão é de 448 Km2 de espelho d´agua, banhando e fazendo a linha divisória entre os Estados de Goiás e Minas Gerais.

Toda água do Rio Paranaíba que forma o Lago Azul, depois de passar pela UHE Emborcação, vai ainda formar o lago da Usina de Itumbiara e da Usina Hidrelétrica de São Simão, ainda na linha divisória de Goiás e Minas Gerais e depois ao encontrar-se com o Rio Grande (divisa de São Paulo e Minas Gerais, formando o Rio Paraná, formando a Bacia do Prata.

Suas águas não tem o mínimo vestígio da poluição, estando límpido e povoado por diversas espécies de peixes, sendo sua água utilizada para abastecimento das diversas cidades que banha, além de servir ao turismo.

De Três Ranchos até a Usina de Emborcação, há aproximadamente 60 km de Lago Azul completamente navegáveis e com profundidades de até 180 metros.

/